terça-feira, 13 de dezembro de 2011

AS PEDRAS

  • Nascemos aqui em São mateus, vivemos perto do museu, próximo a um porto dentro do que eles chamam de lembranças de uma época; tempo de riqueza e de fartura, local onde chegava e saía as maiores riqueza desta terra.
  • Este local e lembrado nacionalmente em novelas, vídeos e documentários. Nossos antepassados viveram aqui, ou melhor morreram aqui. Sim somos dessedente de escravos, fomos massacrados, humilhados e quase exterminados. Sobrevivemos a tudo de mais terrível que um ser humano pode sobreviver, o que sobrou para nos lembrar de tudo isso são apenas PEDRAS, que estão nas nossas calçadas, nas nossas ruas em boa parte de nossa cidade. Estas pedras que vocês estão sentados , ouvindo esta negra velha falar, faz parte de uma raça, são parte parte da historia que nos faz refletir; o que aconteceu neste luga? Porque um povo tem que sofrer tanto?
  • Todos vocês estão acabando com esta raça e com a humanidade utilizando esta pedra que vicia, que mata e que ESCRAVISA todos nós. Esta pedra não traz riqueza; acaba com a beleza desta casa, levando tristeza para dentro dela.
  • Vamos levantar destas pedras e apreciar a beleza deste coqueiro, a alegria deste sol que brilha intensamente neste dia de verão.
  • A pedra que vocês estão utilizando leva a escuridão, a sarjeta ao fundo do posso. Faz lembrar as trevas que vivia o nosso povo. Assim como nossa família construiu esta casa linda e maravilhosa , vocês são capazes de levantar desta pedra e construir novas vidas, nova raça e falar para a sua família como esta velha negra esta falando HOJE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário